FAI - Faculdades de Itapiranga
Banner Institucional

ACESSIBILIDADE

Comissão de Acessibilidade

NAAP - Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico

Do que trata a acessibilidade?

Em observância ao disposto nos Artigos 205, 206 e 208 da Constituição Federal de 1988, na NBR 9050/2004, da ABNT, na Lei N°10.098/2000, nos Decretos N° 5.296/2004, N° 6.949/2009, N° 7.611/2011 e na Portaria N° 3.284/2003, a FAI Faculdades de Itapiranga cria a comissão de acessibilidade, para discutir e apresentar propostas que potencializem as condições de acesso à estrutura arquitetônica da instituição, bem como ao aprendizado.

Da acessibilidade arquitetônica

Com vistas a eliminar as barreiras físicas na instituição, foi providenciada a composição de: sinalização visual; bebedouros e sanitários adaptados; sala de atendimento prioritário; dimensões dos espaços para atendimento de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida em setores como secretaria, biblioteca, setor financeiro, setor de apoio ao estudante; piso tátil direcional nas calçadas externas; rampas com piso antiderrapante e corrimãos; vagas de estacionamento para deficientes, devidamente dimensionadas e sinalizadas.
As novas edificações seguem os padrões de excelência que determinam os órgãos fiscalizadores, como CAU – Conselho dos Arquitetos e Urbanistas, CREA – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, Prefeitura Municipal, bem como a Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros municipal, onde os projetos e as obras passam por análise, aprovação e liberação para funcionamento.

Da acessibilidade pedagógica

A IES preocupa-se com a eliminação de barreiras que possam impedir o acesso ao conhecimento acadêmico ao estudante. Neste aspecto, há discussões e ações para apoio psicopedagógico, acesso a intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa nos setores como secretaria, biblioteca, setor financeiro, setor de apoio ao estudante, setor de EAD. Neste sentido, percebe-se ainda a preocupação com a eliminação de barreiras na educação, presentes na matriz curricular de cursos, tais como a Pedagogia da FAI Faculdades, que disponibiliza as disciplinas de: Educação Inclusiva: direito à diversidade; Fundamentos da Educação Especial/Inclusiva II; Gênero, Sexualidade e Educação e Educação Especial: Libras, despertando preocupações e discussões pertinentes ao assunto.

Da acessibilidade atitudinal

A FAI Faculdades inclui na matriz curricular dos cursos, temas relevantes como a acessibilidade, a inclusão social, a preservação ambiental, bem como os mencionados anteriormente para o curso de Pedagogia. A FAI Faculdades promove ainda, cursos de formação para professores e colaboradores com o objetivo de amadurecer as suas compreensões para com a diversidade e para com a inclusão social, como por exemplo: campanhas internas de conscientização voltadas à comunidade acadêmica, retratando as diferentes culturas existentes na instituição e nas relações humanas, e oficinas para o desenvolvimento da comunicação em LIBRAS para professores e colaboradores da instituição.

Da acessibilidade nas comunicações

A FAI Faculdades trabalha com o aprimoramento continuado de seu site para o atendimento das pessoas portadoras de necessidades especiais, capacitando atendentes e pessoas para comunicarem-se através das LIBRAS. Nesta perspectiva, utilizam-se recursos que possam ampliar a leitura ou mesmo facilitar a leitura e as interpretações dos conteúdos abordados pelos professores.

Da acessibilidade digital

A IES contempla a acessibilidade dgital através da disponibilidade de tecnologias que compreendam a utilização de máquinas e programas adequados nos laboratórios de informática, biblioteca e na sala de atendimento prioritário para alunos com necessidades educativas especiais (NEE).

Entre as diferentes modalidades que dizem respeito à acessibilidade, a FAI Faculdades preocupa-se em contemplá-la de forma a perpassar da acessibilidade física ou arquitetônica, chegando à  acessibilidade pedagógica e tecnológica no sentido de alinhar todos os requisitos possíveis a sensibilização da comunidade acadêmica para a construção de uma nova ética, advinda da consciência do respeito, do reconhecimento e da valorização das diferenças e que, a partir da implantação das ações propostas, sejam fomentadas condições efetivas de acesso, participação e aprendizagem dos estudantes.

Da acessibilidade digital

Considerando a legislação vigente bem como o compromisso com a inclusão, a FAI Faculdades desenvolve ações a fim de garantir de fato que alunos com alguma deficiência estejam incluídos no Ensino Superior e possam ingressar no mercado de trabalho. Estas ações são de cunho tanto arquitetônico como de atendimento educacional especializado.

Da acessibilidade plena

Considerando a legislação vigente bem como o compromisso com a inclusão, a FAI Faculdades desenvolve ações a fim de garantir de fato que alunos com alguma deficiência estejam incluídos no Ensino Superior e possam ingressar no mercado de trabalho. Estas ações são de cunho tanto arquitetônico como de atendimento educacional especializado.

A FAI busca ainda, através de suas ações assegurar aos acadêmicos da educação especial as condições de igualdade no acesso, na permanência e na conclusão dos estudos na educação superior. Tais condições são promovidas institucionalmente a partir da eliminação do conjunto de barreiras, a saber: arquitetônicas, pedagógicas, atitudinais, nas comunicações e digitais.

Comissão de acessibilidade

Considerando a necessidade institucional de fomentar os estudos para o desenvolvimento de práticas e ações que possam acolher as demandas de pessoas com necessidades especiais, torna pública a portaria n° 21/2016, que tem por objetivo designar os membros da comissão de acessibilidade:

  • Prof. André Luis Debarba – Arquiteto e Urbanista (Coordenador);
    Prof. Cristian Samuel Wandscheer - Gerente Administrativo;
    Prof. Givanildo Quadros - Engenheiro Civil;
    Profª Silviane Lawall Soares - Coordenadora do Núcleo de Tecnologia da Informação – NTI;
    Profª Inês Ivone Cecin Soprano - Pedagoga - Área de Educação Especial/Interprete de LIBRAS;
    Prof. Delcimar Filippin - Professor das disciplinas de LIBRAS;
    Prof. Douglas Flach - Auxiliar Escolar (Atendimento Educacional Especializado);
    Denerson Mariano Rodrigues – Representante dos Acadêmicos;
    Elisabeta Eidt Follmann – Representante dos pais.

A comissão trabalha de forma continuada, reúne-se periodicamente, e tem seus encontros registrados em ata. Seu o objetivo é eliminar as barreiras, no âmbito arquitetônico, atitudinal, pedagógico, digital e de comunicações, no que diz respeito ao acesso à aprendizagem e ao espaço físico para todos, indistintamente, na FAI Faculdades de Itapiranga.

Fale com a Comissão de Acessibilidade: arquitetura@faifaculdades.edu.br

O que é Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico – NAAP?

O Núcleo de Acessibilidade e Apoio Psicopedagógico visa oportunizar a orientação e acompanhamento dos acadêmicos matriculados na FAI Faculdades, visando aperfeiçoar o relacionamento consigo, com os outros e com a instituição, no intuito de garantir as condições para acesso, permanência e a conclusão do Curso Superior.

Quem integra o NAAP?

            Professora Deise Josene Stein – Psicóloga
            Professor Alain Baderha Kalema – Teólogo
            Leonice Bassani – Auxiliar escolar
            Douglas Flach – Auxiliar escolar

Atividades desenvolvidas pelo NAAP
           - Atendimento aos acadêmicos com dificuldades diversas (adaptação, orientação profissional, dificuldades de aprendizagem e relacionamento, entre outros);
            - Capacitação dos docentes para atuarem junto aos acadêmicos com alguma deficiência;
            - Planejamento junto a direção, coordenações e professores na condução das atividades e avaliações dos acadêmicos com deficiência;
            - Avaliação da necessidade de auxiliar escolar.

Fale com o NAAP: naap01@faifaculdades.edu.br

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016