FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Na última terça-feira, 21 de março, os acadêmicos do 5ª e 7ª semestre de Ciências Contábeis da FAI Faculdades participaram da palestra “Os rumos da economia e seus impactos no município de Itapiranga e região” com o economista da Facisc, Leonardo Alonso Rodrigues. O evento foi promovido pela Associação dos Empresários de Itapiranga (Assemit) e contou com a presença de empresários, autoridades, comunidade em geral, além dos acadêmicos do curso.

Na oportunidade houve ainda a explanação da Vigilância Sanitária sobre a situação da Dengue no município de Itapiranga, sobre a qual, foi explanado a importância da ação proativa no intuito de diminuir a incidência e proliferação do mosquito aedes aegypti, diminuindo os locais que servem de criadouro, como vasos, plantas e lixo. A apresentação deste tema foi do coordenador do programa de controle a Dengue senhor Alcenir Benachio e do Vicente prefeito Fernando Girardi que demonstram a preocupação com a quantidade de focos do mosquito no município.

Já sobre o tema central da Palestra que tratou dos rumos da economia e seus impactos em Itapiranga e região o Economista Leandro Alonso Rodrigues, destacou as possíveis origens da crise dentre as quais a inflação decorrida do aumento no consumo e a queda do PIB – Produto Interno Bruto iniciada em 2010 chegando a -3,6% ao final de 2016. Segundo o palestrante, as possíveis explicações para este cenário estão nas atividade econômica de cada região do país, que de acordo com o Índice de Atividade Econômica Brasil e Unidades da Federação em 2016, houve uma retração do consumo em -4,55%. Neste aspecto o Estado de Santa Catarina foi o segundo Estado que menos teve queda ficando na casa de -2,20 o que é menos impactante se comparado a outros Estado como o Espirito Santo com -10,91% de queda no consumo.

Quanto ao cenário local, o economista apresentou dados como o valor adicionado onde o setor primário representa 48,52% e o abate e fabricação de produtos derivados da carne 34,24%. A soma destas duas atividades representam um percentual de 82,76% de valor econômico adicionado o que conclui-se a importância destes dois setores à economia do município. Ainda foi tema da palestra a evolução dos números de empresa, empregos e renda, sendo apresentado um cenário de cautela e um grau de incertezas quanto às tendências de melhoras, afirmou Leandro, destacando que os cenários econômicos para o Brasil e principalmente para Santa Catarina, apresentam uma sensível melhora para os próximos anos.

Segundo a percepção da professora do curso de Ciências Contábeis Luana Caterine, nota-se que a Sociedade empresária está apresentando bastante receio diante das incertezas trazidas por nosso atual sistema econômico, perante os escândalos políticos que vieram a tona com a operação lava jato e recentemente com os alvoroços causados pela Operação Carne Fraca da Polícia Federal. Busca-se respostas e Motivação para seguir atuante num ambiente de tanta insegurança. Nós, Contadores, Professores e Estudantes de Ciências Contábeis devemos lembrar que trabalhamos para os empresários e com os empresários, e que devemos nos manter firmes, fortes e confiantes para superarmos esse momento crítico. Eventos como este são fundamentais para entendermos a situação econômica municipal, estadual e federal, ver os rumos que estamos tomando e assim adequarmos as nossas decisões em nosso ambiente empresarial.

Para o professor Adilson José Fabris, a volatilidade do cenário atual, requer cautela e racionalidade nas decisões de empresários e mesmo da população. Há maior exigência na conduta administração e econômica das finanças, sendo um momento de cautela no consumo, a formação de reservas possibilita posteriores investimentos e melhores oportunidades. No que tange ao cenário brasileiros, embora haja um esforço gigantesco para recuperar a imagem da atividade relacionada a produção, transformação e comercialização de carnes e derivados, haverão perdas significativas tanto no mercado interno como externo, o que pode interferir diretamente a economia regional. O evento provido pela Assemit, possibilita a participação o debate com os acadêmicos em torno de temas atuais e relevantes o que enriquece a formação e censo crítico dos nossos acadêmicos, conclui o professor Fabris.

Ao final da palestra o economista respondeu questionamentos, sendo esclarecidos dúvidas dos presentes. Os agradecimentos finais foram feitos pelo presidente as Assemit, Clemente Schnorrenberger, que destacou a preocupação da entidade em promover eventos que agreguem conhecimento aos empresários e a comunidade local.

Tags :   Ciências Contábeis,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016