Na última semana (19/04) os acadêmicos do 5º semestres do curso de Administração, na disciplina de Administração Financeira e Orçamento II, ministrada pelo professor Norberto Lengert, puderam conhecer a propriedade rural da família de Ari Eyng, localizada na Linha Santa Fé Alta, Itapiranga.
Na oportunidade foi apresentado um histórico da propriedade, a evolução e investimentos realizados. Com diversas fontes de renda, a família busca acompanhar a evolução da tecnologia para facilitar e agilizar os processos, visto que a mão de obra é reduzida. As principais atividades desenvolvidas são gado de leite, suínos na fase de terminação e agricultura.
Na atividade leiteira foram apresentados os procedimentos de ordenha e transferência automatizada do leite, a estrutura para inseminação artificial e sistemática de alimentação dos animais. Na suinocultura, foi possível conhecer o sistema automatizado de trato e manejo das cortinas.
Já na atividade agrícola foram repassados alguns dados sobre área e culturas plantadas, e o que chamou bastante a atenção dos acadêmicos foi a colheitadeira de grãos. A partir de uma explanação e demonstração pode-se notar a tecnologia embarcada em tal equipamento.
O professor Norberto Lengert, responsável pela visita, desataca que é de suma importância o contato do acadêmico do curso de administração nas propriedades agropecuárias, pois mesmo que em algumas vezes de forma informal, mas pode ser constatado a existência de planejamento, controle financeiro, gestão de pessoas, processos, além de inúmeros outros conceitos aplicáveis a qualquer empresa.
A coordenadora do curso, professora Rosiane O. Flach, agradece ao professor Norberto Lengert pela organização da visita e por acompanhar a turma, aos proprietários pela excelente explicação e a FAI por oportunizar estas atividades práticas aos acadêmicos.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU