FAI - Faculdades de Itapiranga

PUBLICAÇÕES LEGAIS

Durante a Jornada Tecnológica (Jortec 2017) que acontece de 12 a 14 de junho, os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção promovem o 2ª Desafio das Estruturas de Macarrão. Segue regulamento da competição

REGULAMENTO - 2º Desafio de Estruturas de Macarrão - Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção

Objetivo: promover a interação entre os cursos através da motivação de atividades que permitam o desenvolvimento de habilidades específicas, como:

  • Aplicar conhecimentos básicos de Mecânica Geral, Resistência dos Materiais e Teoria das Estruturas para resolver problemas de Engenharia;
  • Utilizar softwares específicos para resolver problemas de Engenharia;
  • Projetar sistemas estruturais simples;
  • Trabalhar em equipe;
  • Estimular a ação social e o espírito de equipe entre os envolvidos no projeto.

Os Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e Engenharia de Produção da FAI Faculdades convidam seus acadêmicos a participarem do II Desafio de Estruturas de Macarrão, que ocorrerá no dia 14/06.

Inscrições na coordenação da Engenharia Civil até 12/06.

Taxa de inscrição: 05 (cinco) kg de alimento não perecível por grupo, para doação à(s) entidade(s) carente(s) do município.

Coordenação do Concurso:

Prof. André de Barba (Arquitetura e Urbanismo)

Prof. Jackson Ilha (Engenharia Civil)

Prof. Givanildo Martins de Quadros (Engenharia Civil)

Prof. Jair Fiori Junior (Engenharia de Produção)

1. Disposições gerais

a) Cada grupo deverá conter até 5 (cinco) alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil e/ou Engenharia de Produção da FAI. Não será necessário ter cursado as disciplinas específicas para o desafio (Mecânica, Resistência dos Materiais, Teoria das Estruturas). Os grupos podem ser formados por alunos de turmas e cursos diferentes. O número máximo de equipes é de 25 (vinte e cinco);

b) Cada grupo deverá realizar a inscrição na coordenação do curso de engenharia civil ou com os coordenadores do evento e como pagamento será cobrado 05 (cinco) kg de alimento não perecível por grupo para serem doados à(s) entidade(s) carente(s) do município;

c) Cada grupo poderá participar com apenas uma estrutura treliçada e cada aluno poderá participar somente de um grupo.

d) Antes da realização dos testes de carga das estruturas treliçadas, cada grupo deverá entregar um pequeno relatório, contendo no mínimo as seguintes informações: peso da estrutura, vão livre útil, altura e largura, para fins de conferência no dia de avaliação.

e) Uma comissão de fiscalização composta pelos professores dos cursos estará à disposição dos grupos a partir da data de abertura das inscrições para esclarecer as dúvidas dos mesmos, de forma que o processo em geral seja conduzido dentro das prescrições do regulamento da competição. No entanto, a responsabilidade pela condução do projeto e do relatório dentro das normas é de inteira responsabilidade dos alunos.

f) Os alunos participantes da competição receberão certificado de participação emitido pelas coordenações dos cursos, podendo ser usados para horas de atividades complementares (08 horas), dentro dos padrões estabelecidos por cada um dos cursos para estas atividades.

LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO:

2. Normas para a construção da ponte

a) A estrutura deverá ser indivisível, de tal forma que partes móveis ou encaixáveis não serão admitidas.

b) A estrutura deverá ser construída utilizando apenas macarrão/spaguetti e colas epóxi do tipo massa (exemplos de marcas: Durepoxi, Polyepox, Poxibonder, etc.) e do tipo resina (exemplos de marcas: Araldite, Poxipol, Colamix, etc.). A estrutura só poderá receber revestimento ou pintura com as colas permitidas.

c) Será admitida também a utilização de cola quente em pistola para a união das barras nos nós. O uso de outros tipos de cola deverá ser consultado aos professores coordenadores.

d) A massa da estrutura (considerando a massa macarrão, as colas e resinas utilizadas) não poderá ser superior a 1,0 (um) kg;

e) No limite prescrito (1,0 kg), não serão consideradas a massa do mecanismo de apoio fixado nas extremidades da estrutura (descrito a seguir, no item g), nem da barra de aço para a fixação da carga (descrito a seguir, no item k) que serão estimadas em 0,150 kg para comprimentos de 20 cm.

f) A estrutura deverá vencer um vão livrede 1,0 metro, estando apoiada livremente nas suas extremidades, de tal forma que a fixação destas extremidades não será permitida. A figura seguinte mostra um esquema da estrutura, contendo as suas dimensões limites. Observa-se que a altura máxima externa é de 50 cm, a largura externa entre 5 cm e 20 cm, e o comprimento máximo externo de 1,10 m. Recomenda-se que a estrutura tenha no mínimo 1,06 m de comprimento, para que se possa garantir um apoio estável para o teste de carga;

) Na parte inferior de cada extremidade da estrutura deverá ser fixado um tubo de PVC para água fria de ½” (meia polegada) de diâmetro e com 20 cm de comprimento, fornecido pela coordenação do concurso, sendo expressamente proibidas alterações nas medidas do mesmo, sob pena de desclassificação do concurso. Este tubo serve para facilitar o apoio das extremidades sobre as faces superiores (planas e horizontais) de dois blocos colocados no mesmo nível. A massa dos tubos de PVC não será contabilizada na massa total da estrutura, como descrito no item e;

) Cada extremidade da estrutura poderá prolongar-se até 5 cm de comprimento além da face vertical de cada bloco de apoio. Não será admitida a utilização das faces verticais dos blocos de apoio como pontos de apoio da estrutura, conforme esquema da figura a seguir;

) A altura máxima da estrutura, medida verticalmente desde seu ponto mais baixo até o seu ponto mais alto, não deverá ultrapassar 50 cm.

j) A estrutura deverá ter uma largura mínima de 5 cm e máxima de 20 cm, ao longo de todo seu comprimento.

k) Para que possa ser realizado o teste de carga da estrutura, esta deverá ter fixado na região correspondente ao centro do vão livre, no sentido transversal ao seu comprimento e no mesmo nível das extremidades apoiadas, uma barra de aço de construção de 8 mm de diâmetro com 20 cm de comprimento, fornecido pela coordenação do concurso, sendo expressamente proibidas alterações nas medidas do mesmo, sob pena de desclassificação do concurso. A carga aplicada será transmitida à ponte através desta barra. A massa da barra não será contabilizada na massa total da estrutura, como descrito no item e.

3. Normas para apresentação das pontes

a) Cada grupo deverá comparecer na data, horário e local estabelecidos, com sua estrutura para a realização do teste de carga.

b) No momento da apresentação de cada estrutura, imediatamente antes da realização do teste de carga, membros da comissão de fiscalização da competição procederão, com a presença de um representante de cada grupo, a pesagem e a medição da estrutura, além da verificação do cumprimento das prescrições deste regulamento, no que se refere a materiais utilizados (colas, massa, tubos e barra de ferro), podendo haver a desclassificação do grupo neste momento. Os grupos desclassificados poderão, no final da competição, realizar o teste de carga da estrutura, a fim de simples verificação da carga suportada pela mesma. Salienta-se que tal teste servirá de simples verificação da carga, não estando o grupo, em hipótese alguma, concorrendo mais à premiação do concurso.

4. Normas para realização dos testes de carga

a) No dia da apresentação do teste de carga, cada grupo deverá entregar aos coordenadores da competição o relatório descrito no item 5 adiante.

b) A ordem da realização dos testes de carga das estruturas corresponderá, na medida do possível, à ordem de inscrição dos grupos.

c) Cada grupo indicará no máximo dois de seus membros para a realização do teste de carga da sua estrutura. Durante o teste de carga, os alunos deverão utilizar EPI’s para evitar acidentes na hora do colapso da estrutura, como jalecos, luvas e óculos de proteção, cuja responsabilidade pela aquisição é do próprio grupo.

d) A carga inicial a ser aplicada será de 1 kg. Se após 10 segundos de aplicação da carga a estrutura não apresentar danos estruturais, será considerado que a mesma passou no teste de carga mínima, e ela estará habilitada para participar do teste de carga de colapso.

e) Se a ponte passar no teste de carga mínima, as cargas posteriores serão aplicadas em incrementos definidos pelos membros da equipe que está realizando o teste. Será exigido um mínimo de 10 segundos entre cada incremento de carga.

f) Será considerado que a estrutura atingiu o colapso se ela apresentar severos danos estruturais em menos de 10 segundos após a aplicação do incremento de carga. A carga de colapso oficial da estrutura será a última carga que a mesma foi capaz de suportar durante um período de 10 segundos, sem a ocorrência de severo dano estrutural.

g) Se, na aplicação de um incremento de carga, ocorrer a destruição do ponto de aplicação da carga, será considerado que a estrutura atingiu o colapso, pela impossibilidade de aplicar mais incrementos de carga (ainda que o resto da estrutura permaneça sem grandes danos estruturais).

h) Após o colapso de cada estrutura, os restos de cada uma delas deverão permanecer no local, pois serão examinados por membros da comissão de fiscalização da competição, para verificar se na sua construção foram utilizados apenas aos materiais permitidos. Caso seja constatada a utilização de materiais não permitidos, a estrutura será desclassificada.

i) Os alunos podem e devem utilizar softwares, como auxílio para o desenvolvimento do projeto.

5. Etapa do Teste de Carga

Estando o grupo aprovado na etapa classificatória, o mesmo passará a etapa de realização do teste de carga. A equipe vencedora será aquela que obtiver a MAIOR relação de eficiência (RE), ou seja, a maior razão entre a carga suportada antes da estrutura sofrer o dano (Prup), e a massa total da estrutura (m), ambas em kg. Como massa total da estrutura entende-se a massa das colas e do espaguete, sem considerar os tubos de PVC e a barra de ferro, estimados em 0,150 kg.

Premiação

1° lugar – Medalhas, certificado de participação (validando 08 horas de atividades complementares) e jantar/consumação de R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais) em estabelecimento parceiro.

2° lugar – Medalhas e certificado de participação (validando 08 horas de atividades complementares) e jantar/consumação de R$ 200,00 (duzentos reais) em estabelecimento parceiro.

3° lugar – Medalhas e certificado de participação (validando 08 horas de atividades complementares) e jantar/consumação de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) em estabelecimento parceiro.

Os estabelecimentos parceiros serão divulgados aos vencedores na data do evento (Restaurantes e/ou Bares e lanchonetes). A consumação deverá ser realizada pela equipe, pois o objetivo é a integração dos membros participantes.

Os acadêmicos matriculados em Mecânica e Mecânica Geral seguem regulamento próprio, divulgado e acertado em sala de aula junto ao professor da disciplina.

Todos os demais participantes receberão certificado de participação (validando 08 horas de atividades complementares).

Os dados de projeto referentes ao espaguete podem ser obtidos no endereço http://www.ppgec.ufrgs.br/segovia/espaguete/ em “Dados para o Projeto”. Estes dados foram obtidos pela equipe de professores e alunos coordenados pelo professor Luis Alberto Segovia Gonzalez, do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da UFRGS.

6. Cronograma

Data/2017

Evento

29/05 a 12/06

Período de inscrições na coordenação do Curso de Engenharia Civil, ou junto aos professores coordenadores do concurso.

14/06

Das 19h15min às 22h35min:

- Testes de carga nas estruturas classificadas.

14/06

Divulgação do resultado final, integração com entrega da premiação aos componentes das três equipes melhor colocadas.

7. Disposições finais
a) Recomenda-se que todos os integrantes dos grupos realizem a leitura das normas da competição.

b) Qualquer dúvida ou ocorrência não contemplada neste regulamento será analisada pela comissão de fiscalização, e a decisão final sobre o assunto em questão caberá aos coordenadores da competição.



MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016