FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

A manhã de sábado (30/08) foi histórica para a Associação de Descendentes Romenos com o início das aulas do idioma nato na FAI Faculdades. A parceria para cedência do espaço da Instituição surgiu a partir da visita da Embaixadora do Romênia no Brasil Diana Anca Radu em agosto do ano passado. De acordo com o presidente da Associação Everton Cristiano Dreher, era necessário o envolvimento de uma Instituição de Ensino que possa certificar o curso e oferecer toda infraestrutura para realização do mesmo, o que aconteceu imediatamente a partir do contato com a direção da FAI Faculdades. "No futuro poderá ser viabilizada a ida de estudantes da FAI para a Romênia e vice-versa", explicou Everton.

Já o Cônsul Honorário, Edson Roberto Dreher, falou na abertura oficial do curso da satisfação de poder representar Santa Catarina e seus interesses junto ao Governo Romeno e destacou o momento Histórico para todos os descendentes e o esforço de toda a comunidade e lideranças para alçarmos este grande objetivo e sonho. Edson é descendente e grande incentivador da Associação, sendo indicado recentemente ao cargo de Cônsul e deverá ser apresentado oficialmente ao Governo de Santa Catarina no mês de novembro quando será instalado o Consulado em Iporã do Oeste.

O prefeito de São João do Oeste, Sergio Theisen, falou do seu envolvimento com a comunidade romena, já que sua esposa é descendente e ele tem participado dos encontros anuais da Associação e inclusive quando da vinda do Cônsul de Curitiba, Orcival Henning, pela primeira vez no ano de 2006, e também no ano passado da Embaixadora Diana Radu.

O prefeito de Itapiranga, Milton Simon, descendente de 2ª geração, disse que vai fazer o curso da língua romena. Ele também falou da satisfação e orgulho de poder fazer parte desta primeira turma e numa Instituição, que segundo o prefeito, ele viu nascer lá na Funei no centro da cidade e hoje oferece toda esta infraestrutura.

O assessor Jorge Welter falou dos trabalhos da Frente Parlamentar Brasil/Romênia, liderada pelo Senador Luiz Henrique com a apoio dos Senadores Ana Amélia, Cristóvão Buarque e Casildo Maldaner, para concretizar acordos entre os dois países nas áreas do comércio, cultura e educação.

A professora orientadora de Mondaí, Florentina Muller Gruhlke está integrada há mais de um ano com o estudo da Língua Romena fazendo todo esforço e dedicação, para poder orientar a Turma Piloto, que são as lideranças da Associação juntamente com algumas pessoas que se disponibilizaram a auxiliar nas futuras atividades da comunidade romena na região.

O curso da Língua Romena será administrado pela Associação dos Romenos Bessarabianos do Extremo Oeste de SC em parceria com a FAI Faculdades de Itapiranga, tendo o apoio do Governo Romeno através do Ministério das Relações Exteriores com as Comunidades fora da Romênia, e ainda com a intermediação da Embaixada da Romênia no Brasil e do Consulado Honorário da Romênia de SC.

“Não temos no sul outras pessoas com conhecimento da língua e por isso aceitamos o desafio de aprender e ensinar o básico do Romeno aos interessados no curso. Teremos aulas via internet com a Embaixadora Diana Radu e faremos as lições apresentadas no livro texto e CD´s que recebemos do Cônsul Edson Roberto Dreher por intermédio da própria Embaixadora, quando da sua visita em julho, à Embaixada da Romênia em Brasília. A Embaixadora nos proporcionou mais material de apoio e de ensino que será fornecido aos cursistas no decorrer do curso. É importante ressaltarmos o ineditismo desta Turma Piloto em ambiente acadêmico no Brasil e provavelmente a partir do segundo semestre de 2015 poderemos e estaremos aptos para abrirmos matrícula para novas turmas do Idioma Romeno. O curso tem a previsão de 60 horas aula que serão ministradas na FAI Faculdades, durante os anos de 2014 e 2015, sendo um encontro ao mês, em sábados no período matutino, para tirar as dúvidas e fazer as lições. Precisamos ter muita disciplina para aprender o básico, já que o romeno é uma língua com base no latim, como o português”, explica a professora.

Tags :   Extensão,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016