FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

Nos dias 18 e 19 um grupo de acadêmicos do curso de Engenharia Civil da FAI Faculdades esteve visitando as empresas Tractebel Energia e Cerâmica Eliane, no sul do Estado de Santa Catarina. A turma saiu de Itapiranga na noite de segunda-feira (17) e retornou nesta quinta (20) pela manhã. Para o coordenador do Curso, professor Jackson Ilha, o objetivo principal da viagem é complementar o que é estudado em sala de aula, além de permitir ao acadêmico uma vivência diferenciada com obras de grande porte, como é o caso da Tractebel Energia.

Esta termoelétrica trabalha com queima de carvão mineral, oriundo da região carbonífera de Santa Catarina. Os acadêmicos conheceram o processo de geração de energia elétrica por queima de carvão, equipamentos e as novas tecnologias em placas fotovoltaicas. A estrutura da Tractebel é enorme, então é importante que o acadêmico tenha um contato com estruturas de grande porte, como parte de sua formação.

Na Cerâmica Eliane os acadêmicos conheceram a história da empresa e toda a linha de produtos que estão no mercado através de visitação ao showroom. Participaram também de uma palestra com o coordenador da assistência técnica da empresa, Eng. Anderson Patricio Eziquiel, onde foram apresentados diversos dados técnicos e retirada de dúvidas dos acadêmicos. Ao final, foi realizada uma visita à Unidade III, onde foi apresentado o processo de produção de revestimentos cerâmicos, desde a matéria-prima até a classificação do produto.

Para o coordenador do Curso, professor Jackson Ilha, este tipo de evento aproxima o acadêmico de Engenharia Civil com a realidade do mercado, além de complementar parte do conhecimento técnico adquirido em sala de aula. "Para março de 2015, já estamos organizando visitação à 21º FEICON, maior salão da construção civil da América Latina, em São Paulo", destaca o professor.

A acadêmica Raquely Rech avalia que a viagem para conhecer a Tractebel e Cerâmicas Eliane foi uma ótima experiência, pois agregou conhecimento sobre geração de energia, a importância e a eficiência das usinas termoelétricas, a tecnologia presente na fabricação das cerâmicas, e a importância de fabricar um produto de qualidade frente às inúmeras patologias que as mesmas podem apresentar. Além da oportunidade de contemplar grandes obras de engenharia durante as visitas técnicas.

Já o acadêmico Rangel Barella disse que a viagem proporcionou aos participantes o enriquecimento do conhecimento teórico e prático principalmente na área de cerâmicas abrangendo a disciplina de Materiais II, na oportunidade visitando a Cerâmica Eliane. "Também tivemos a oportunidade de conhecer melhor a usina termelétrica Jorge Lacerda, que possui certificações NBR ISO 9001, NBR ISO 14001 e BS OHSAS 18001. Como acadêmico agradeço e parabenizo a coordenação do curso de Engenharia Civil da FAI Faculdades pelo planejamento e a oportunidade de adquirir novas experiências", disse Rangel.

"Particularmente fico muito contente, pois fiz iniciação científica na Tractebel Energia e trabalhei na assistência técnica da Cerâmica Eliane. Agradeço profundamente às duas empresas que proporcionaram esse momento ao curso de Engenharia Civil, abrindo suas portas com muito carinho e com uma receptividade singular, nas pessoas da Srta. Victoria e Sr. Claudio (Tractebel) e Srta. Aline, Sr. Anderson e Sr. Alex (Cerâmica Eliane)", agradece o professor Jackson Ilha.

Tags :   Engenharia Civil,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016