Profissionais da FAI Faculdades, realizaram durante o mês oficinas de abertura do ano letivo e formação continuada relacionada ao Programa União Faz a Vida.
Até o momento mais de 750 profissionais da área educacional tiveram a oportunidade de discutir sobre o cenário educacional, pensar estratégias e organizar suas ações para dar início ao ano letivo, relacionando e vinculando suas atividades ao Programa União Faz a Vida.
Este programa é desenvolvido levando em consideração uma rede de compromissos, firmada em parceria com Municípios, SICREDI e Instituição de Ensino Superior (FAI). São mais de doze (10) municípios envolvidos no programa, distribuídos pela região Auto Uruguai, Celeiro e Grande Palmeira.
Os trabalhos deste ano envolveram oficinas direcionadas a reflexões sobre “Mobilização Social”, “A paixão de ser professor/a: ressignificando vivências e experiências na vida/escola”, “A beleza do recomeçar: o papel da educação pública” “Vivenciando a Metodologia do Programa” e “Planejando as ações e a expedição investigativa”. Todas essas oficinas e palestras, tiveram como eixo norteador considerações em torno do papel do professor na atualidade, e a necessidade de sua responsabilidade e engajamento nas ações desenvolvidas na comunidade escolar. Objetivou ainda dialogar sobre os princípios do programa “Cooperação e Cidadania” estimulando a mobilização social e o repensar da prática docente, por toda a comunidade escolar.
Todas as oficinas, como citado anteriormente tiveram mediação estabelecida pelos professores da FAI, entre eles: Lenir Luft Schmitz, Maria Preis Welter, Rosi Maria Prestes, Alexandra Franchini Raffaelli, Alain Baderha Kalema, Vianei Luis Hammerschmitt, Daniel Skrsypcsak, Andriéli de Cássia Ferreira Dos Santos Treichel, Daiana Raquel Paschoali e Kurlan Frey.
De acordo com o coordenador de extensão professor Kurlan Frey e coordenadora do Programa União Faz a Vida, professora Daiana Raquel Paschoali, esses encontros firmaram-se como momentos únicos, nos quais a educação é discutida e (re)pensada, por quem realmente vivencia o dia a dia da sala de aula. Começar o ano letivo planejando em conjunto e pensando as ações que direcionarão o ano é uma das possibilidades oferecidas pelo Programa.
Os municípios que firmaram parceria e atualmente estão envolvidos com o PUFV são: Planalto - RS, Ametista -RS, Rodeio Bonito - RS, Pinhal - RS, Taquaruçu do Sul - RS, Vista Alegre - RS, São Carlos - SC, Boa Vista das Missões - RS, Jaboticaba - RS, Tenente Portela - RS, Derrubadas - RS. Todos esses cooperando com a educação.
Inscreva-se no polo SEI-FAI para Educação Especial, Educação Física, Física, História, Letras - Espanhol, Química, Gestão Ambiental, Gestão da Qualidade, Gestão Pública e Processos Gerenciais https://goo.gl/L2OecU