FAI - Faculdades de Itapiranga

A FAI

Vídeo Institucional 2016/2017

 

Vídeo Institucional 15 anos

 

Vídeo Institucional 15 anos com legenda em Inglês


A FAI - Faculdades de Itapiranga atua desde 2000 no município de Itapiranga SC, onde foi fundada e mantém suas atividades como instituição privada de ensino superior. A FAI Faculdades é uma instituição focada no desenvolvimento humano profissional e científico, que busca melhorar a realidade regional pela forma como atua.

A FAI Faculdades atua com cursos de graduação nas áreas: administração, agronomia, arquitetura e urbanismo, ciências contábeis, engenharia civil, engenharia de produção, direito, gestão da tecnologia da informação, matemática, pedagogia, tecnologia em alimentos e medicina veterinária.

A FAI está localizada no município de Itapiranga-SC e recebe alunos de variadas regiões. Atualmente conta com três blocos para laboratórios e salas de aula, e hospital veterinário, com cerca de oito mil metros quadrados de área construída.




HISTÓRIA

A SEI - Sociedade Educacional de Itapiranga, mantenedora da FAI - Faculdades de Itapiranga, foi constituída em 17 de junho de 2000, sendo seus atos constitutivos registrados no Cartório de Títulos e Documentos de Itapiranga, Estado de Santa Catarina, sob o número 344, em 20 de junho de 2000. A partir daquela data desenvolveram-se os trabalhos de concepção e da elaboração dos projetos institucionais e político pedagógicos dos cursos, que seriam oferecidos.

O Projeto da FAI - Faculdade de Itapiranga foi protocolado na Secretaria do Ensino Superior do Ministério da Educação - SESu, em Brasília, em setembro de 2000, com os Cursos de Administração com Habilitação em Recursos Humanos e Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Normal Superior com Habilitação em Anos Iniciais e Educação Infantil.

Em Janeiro de 2001, os Cursos de Administração com Habilitação em Recursos Humanos e Comércio Exterior foram avaliados, pela Comissão do MEC, quanto sua estrutura, proposta curricular, objetivos e docentes, com o conceito B. Seguindo os trâmites, o Curso de Administração foi autorizado pela Portaria número 1578 de 19 de julho de 2001. O processo seletivo foi elaborado e o primeiro vestibular foi realizado no dia 29 de julho de 2001. A aula inaugural foi proferida pelo Presidente da Instituição, no dia 06 de agosto de 2001. No mesmo dia foi empossada a primeira Diretoria do Centro Acadêmico 06 de Agosto. As primeiras turmas de Administração, com Habilitação em Recursos Humanos e de Comércio Exterior foram formadas, cada uma, com 50 alunos.

A FAI Faculdades iniciou suas atividades nas instalações do Colégio Integrado de Itapiranga, sita a Rua da Matriz n° 351, Centro.

Em 17 de fevereiro de 2003 foi inaugurada a sede própria, no Bairro Universitário, Rua Carlos Kummer, número 100.

A IES, desde então, passou a credenciar novos cursos, visando a atender a necessidade da demanda. Atualmente possui 12 (doze) cursos de graduação autorizados, e 10 (dez) reconhecidos pelo MEC com conceitos muito bons.

Algumas imagens da nossa história


PALAVRA DO DIRETOR

A FAI Faculdades de Itapiranga é uma instituição que se mistura com a história da cidade, isto, porque, foi a primeira a trazer o ensino superior, aproximando o conhecimento da população e fomentando o desenvolvimento de toda uma região. A tradição da FAI no ensino tornou-se referência para as empresas que contratam profissionais formados pela nossa instituição, o desempenho desses profissionais comprovam o compromisso da FAI com a educação, base de toda uma sociedade.

Hoje oferecemos cursos de graduação que preparam nossos alunos para o mercado competitivo e pós-graduação estratégica que qualifica ainda mais os profissionais atuantes. As áreas de conhecimento são amplas e possuem conceitos excelentes, aferidos pelo MEC. Por isso, não paramos de investir!

Pela frente temos muito a realizar. Ampliação da nossa instituição e o credenciamento de novos cursos apontam um presente e um futuro em pleno crescimento. Isso porque acreditamos em uma educação transformadora e responsável pela cultura, pelo social, pelo econômico e político de um país. Estamos avançando com um time de diretores, coordenadores, professores, colaboradores e alunos altamente comprometidos com a proposta da FAI.

A relação que temos com os programas sociais são significativas, pois entendemos que o papel da responsabilidade social da FAI é transformador. É, também, nesse sentido que a nossa instituição mistura-se com o desenvolvimento de Itapiranga e da região.

Bem vindo à FAI! Estamos prontos para construir com você o seu presente e o seu futuro.

Grande Abraço,

Leandro Sorgato – Diretor Geral


MISSÃO

"Oferecer uma educação comprometida com a formação humana, profissional e científica, contribuindo para o desenvolvimento regional, pautada na sustentabilidade e responsabilidade social."

VISÃO

"Consolidar-se como referência acadêmica nas áreas em que atua."

VALORES INSTITUCIONAIS

  • Ética e profissionalismo.
  • Comprometimento.
  • Cidadania.
  • Empreendedorismo.
  • Sustentabilidade.
  • Excelência acadêmica.
  • Educação Humanizadora e
  • Diversidade cultural.

Princípios do ensino da graduação e pós-graduação

  • Ensino de qualidade, por meio da integração entre teoria e prática.
  • Conhecimento como conceito de inovação, mudança e transformação social.
  • Formação humana integral, crítica e reflexiva.
  • Articulação entre ensino, pesquisa e extensão.
  • Construção dos conhecimentos a partir da interação, pautado na inter/transdisciplinaridade.
  • Valorização da cidadania e respeito à diversidade.

ESTRUTURA

Administrativa

Leandro Sorgato

Diretor Geral

Lenir Luft Schmitz

Diretora de Ensino Superior

Karine Fonini

Gerente de Compras

Cristian Wandscheer

Gerente Administrativo

Sadi José Reckziegel

Gerente de Marketing e Comunicação

Silvio Altenhofen

Gerente Financeiro

Adriane Dal Bosco

Gerente de Desenvolvimento de Pessoas

Tatiana Rossi Ávila

Secretária Acadêmica

Marli Biesdorf

Bibliotecária

Juliane Colling

Coordenadora de TI

Kurlan Frey

Coordenador das Atividades de Extensão


VESTIBULAR

O Vestibular da FAI Faculdades é realizado anualmente no mês de novembro, disponibilizando vagas para os cursos: Administração, Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Gestão da Tecnologia da Informação, Matemática, Medicina Veterinária, Pedagogia e Tecnologia em Alimentos. As vagas ofertadas estão de acordo com a portaria de cada curso. Atualmente a prova é composta por 40 questões objetivas e redação. Dúvidas sobre o Vestibular escreva para vestibular@faifaculdades.edu.br .


 

O Programa Integra FAI objetiva desenvolver a gestão da Instituição com foco nas pessoas, promovendo a orientação e integração da comunidade acadêmica. Pauta pela formação integral dos acadêmicos, por meio de atividades que vão além da sala de aula e dos conteúdos curriculares, visando o acolhimento dos ingressantes, o acompanhamento contínuo no decorrer do curso e a manutenção do vínculo com os egressos.
            Entre as atividades desenvolvidas destaca-se o Seminário Interativo, que, aliado a outras atividades, se propõe a realizar um processo de inserção diferenciada no ensino superior; o Bate-Papo com a Direção destinado aos acadêmicos, a Conversa com a Direção oferecida às famílias, docentes, técnico-administrativos e egressos num ambiente diferenciado com foco na interatividade e na estratégia da conversação emergente. Partindo dos dados coletados, a Direção realiza a análise e os respectivos encaminhamentos com a comunidade acadêmica, visando a melhoria contínua da gestão institucional.

Interação com as famílias

Acesso para os Pais ou Responsáveis

Este Programa assegura aos pais ou responsáveis a possibilidade de acompanhar o desempenho acadêmico do seu filho(a) na FAI. Mediante o acesso ao Sistema UniMestre é possível verificar a frequência e o aproveitamento do estudante nas disciplinas e atividades ofertadas pelos cursos de Graduação.
Para ter acesso é necessário entrar em contato com a Secretaria Acadêmica e cadastrar uma senha. O acesso ao Sistema se dá na parte superior deste site, lado direito "ACESSO ONLINE" preenchendo os campos usuário e senha.

Programa Conversa com a Direção

Periodicamente os pais, responsáveis e familiares dos estudantes da FAI, são convidados para participar do Programa Conversa com a Direção no intuito de conhecer a instituição e interagir com Direção, Coordenações e Docentes dos cursos. O critério utilizado para definir a periodicidade é o Ciclo do ENADE de cada curso de graduação.

Veja algumas imagens da Conversa com a Direção 2015

Interação com Acadêmicos

Bate-papo com a Direção

A iniciativa busca aproximar os acadêmicos tornando-os mais participativos nos processos de continuidade e desenvolvimento da Instituição. Uma grande oportunidade para ouvir e analisar a opinião de todos, buscando o bem comum.


BIBLIOTECA

A biblioteca da FAI Faculdades proporciona suporte pedagógico às atividades acadêmicas, incentivando a leitura, a pesquisa bibliográfica, científica e a orientação de estudos e consultas. Seu acervo é formado por livros, folhetos, jornais, monografias, periódicos, revistas, CDs, DVDs, entre outros, totalizando aproximadamente 14.845 títulos e 33.373 exemplares, com catálogo online.

O acervo é ampliado por compras, doações e permutas. O investimento em novas bibliografias é definido pelos coordenadores e docentes de cada curso, acompanha a evolução dos semestres, atendendo as bibliografias definidas no Projeto Político Pedagógico, bem como, a implantação de novos cursos e a quantidade de alunos de cada curso.

O atendimento na biblioteca é realizado de segunda-feira a sexta-feira das 7h30min às 11h30min e das 13h às 22h35min e aos sábados das 7h30min às 11h30min.

A biblioteca ocupa amplo espaço, com salas para estudo em grupo e mesas para trabalhos em grupo, computadores para consulta ao acervo com acesso à internet e wireless para notebooks, além de pesquisas em geral.

A biblioteca objetiva proporcionar infra-estrutura bibliográfica às atividades de ensino e pesquisa, orientando o usuário na utilização dos serviços oferecidos como: consulta ao acervo por título, autor ou assunto, através da base de dados UNIMESTRE; orientação nas normas da ABNT; empréstimo domiciliar à comunidade acadêmica; renovação do empréstimo; consulta local à comunidade externa; reserva de livros pelos próprios usuários através da Internet no site da FAI; orientação para pesquisa no acervo da biblioteca, bases de dados e fontes eletrônicas e serviço de pesquisa bibliográfica.

» Reservas online


SAE

O Serviço de Apoio ao Estudante dentro da Faculdade tem como objetivo atender os acadêmicos oferecendo serviços de informação e assistência social, psicológica e pedagógica, oportunizando e possibilitando o acesso e continuidade aos estudos. 
A assistência social faz-se através de acompanhamento de processos de obtenção e concessão de bolsas de estudo, programas de estágio/emprego e cadastramento de imóveis para locação. Outra atribuição do SAE é coordenar as atividades relacionadas aos processos de seleção ao FIES e as Bolsas do Programa Universidade para Todos, Artigo 170 ou outros que vierem a ser oferecidos. 
O Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) oferece oportunidades aos acadêmicos, fornecendo programas de apoio profissional e habitacional, auxiliando acadêmicos oriundos de outros municípios a encontrar imóveis para alugar, bem como uma colocação ou recolocação no mercado de trabalho.

Facilidades

Atendimento

O atendimento no SAE é realizado de segunda a sexta das 07h30min às 11h30min, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e nos sábados das 08h às 12h.

Contatos:

Telefone:

(49) 36788700

Emails:

sae@faifaculdades.edu.br

sae01@faifaculdades.edu.br

sae02@faifaculdades.edu.br

estagios@faifaculdades.edu.br

Skype:

sae_fai@hotmail.com


SISTEMAS DE APOIO FINANCEIRO

Hoje a FAI possui sistemas de apoio financeiro para que o acadêmico tenha plena condição de concluir seus estudos. O SAE – Serviço de Apoio ao Estudante é responsável por orientar, organizar e operacionalizar benefícios disponíveis na Instituição.

Auxílio Financeiro


OUVIDORIA

A ouvidoria é um canal de comunicação entre acadêmicos, professores, funcionários e a comunidade em geral. É um espaço democrático para manifestar sua opinião sobre os serviços prestados pela Instituição. Através da ouvidoria todos os atendimentos são encaminhados à Direção da FAI Faculdades, ou seja, denúncias, dúvidas, críticas positivas e negativas e sugestão de melhorias chegam diretamente aos tomadores de decisão.
Fale com a gente, nós queremos ouvir você:

Ouvidoria Interna (Acadêmicos, professores e funcionários)
Ouvidoria Externa (Comunidade - é necessário se cadastrar)

 

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016