FAI - Faculdades de Itapiranga

NOTÍCIAS

No sábado (15/03) acadêmicos e professores do curso de Gestão da Tecnologia da Informação (GTI) realizaram visita técnica às empresas Desbravador Software e Inova Informática de Chapecó. A primeira visita aconteceu na Desbravador Software, empresa que atua no desenvolvimento de sistemas para gerenciamento hoteleiro desde 1988. Os colaboradores Deisi Sirtuli, Alcir Toigo e Alexandre Passos fizeram explanação sobre a empresa que possui matriz em Chapecó, com filiais em São Paulo e Buenos Aires, além de 15 escritórios espalhados pelo país. Atualmente atende mais de 2.800 clientes entre hotéis, restaurantes, postos de combustíveis e lojas de conveniência. A empresa possui mais e 230 colaboradores.

Após o almoço os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer a empresa Inova Informática onde foram recebidos pelos proprietários Sinara Perosa e Maurício Marin. "Somos uma empresa integradora de soluções, onde atuamos no mercado de tecnologia da informação. Buscamos sempre inovar, gerando por consequência, excelência no atendimento e um sólido suporte para qualidade de nossos serviços", destacam os proprietários. A empresa foi fundada e 1992 e trabalha atualmente com 40 colaboradores, atuando como revenda autorizada e assistência técnica da HP, e revenda da Ruckus, Intel, Cisco, Samsung, entre outras.

As duas empresas destacam que as Instituições de ensino superior apenas mostram o caminho e depende muito do acadêmico, do seu empenho, qual profissional ele quer ser. "É necessário dedicar-se fora da sala de aula, nos finais de semana, para ser um profissional de sucesso", disse Maurício Marin. Já o responsável pela equipe de 15 programadores da Desbravador Software, Alexandre Passos, destacou que se faz necessário estudar sempre para ser um profissional diferenciado. "Depende do acadêmico a boa formação. Trabalho na área de TI não vai faltar. É importante cultivar a humildade e flexibilidade para aprender".

Após as visitas técnicas os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecerem o shopping da cidade onde alguns aproveitaram para fazer compras e também assistir uma sessão de cinema 3D. O retorno para Itapiranga aconteceu no início da noite.

Para o acadêmico do 3º semestre de GTI, Rafael König, "é ótimo poder visitar empresas grandes da nossa região e ver que todo trabalho competente e com qualidade tem resultado". Já o professor Adriano Baptistella diz que "proporcionar aos acadêmicos o contato com o mercado de trabalho através de empresas de tecnologias e profissionais experientes da área possibilita o aprendizado prático, a vivência com situações reais e identificar-se com cargos/funções existentes de acordo com o perfil, competência e responsabilidades. Nestes momentos também é reforçado todas as disciplinas do curso e a importância do aluno em extrair o máximo de cada disciplina e ainda ampliar suas pesquisas e participações em eventos da área estando par a par com as constantes evoluções tecnológicas".

"Para mim a visita técnica foi muito importante, pois ficaram bem esclarecidos quais requisitos são usados para a contratação de novos funcionários, e também pude saber um pouco mais sobre as duas empresas", avaliou a acadêmica do primeiro semestre de GTI Ediane Ferla. A acadêmica Andréia Gemmer disse que a visita técnica foi muito boa. "Duas empresas que trabalham com tecnologias diferentes e que agregaram muito para nosso conhecimento, pois a gente sabe que a área de TI está em constante crescimento, mas é bom ver como isso ocorre na prática". O professor Norberto Lengert classificou a viagem como de extrema importância para a formação dos acadêmicos. "Ter o contato com empresas e profissionais com experiência, inclusive casos de sucesso, faz com que o acadêmico possa ampliar a visão e perspectiva para o seu futuro profissional. O mercado de trabalho para os profissionais da área de TI é vasto e enseja sobretudo o esforço na busca frequente do conhecimento. Esta constatação ficou evidente nas duas visitas", disse o professor.

O Acadêmico do 5º período Maurício Witeck ressalta que foi de grande importância a participação nesta viagem, "pois tivemos uma bela oportunidade de visitarmos duas grandes empresas, as quais nos abriram suas portas para que pudéssemos ter a oportunidade de conhece-las, para que assim possamos sair de um nível acadêmico mais bem preparados para o mercado de trabalho". A acadêmica Patrícia Delavy disse: "Penso que a visita técnica a Chapecó para as empresas Desbravador e Inova Informática foi de suma importância aos acadêmicos, pois lhes deu uma visão mais ampla e clara sobre o funcionamento e a gestão de empresas de TI preparando assim melhor os acadêmicos para sua vida profissional". Já a acadêmica Gabriela Casagrande disse que foi um dia diferente e interessante principalmente na parte da visita às empresas, "onde conhecemos a história de cada uma e no que elas atuam. Pudemos ver que as duas trabalhavam de uma maneira diferente, mas tinha em comum a preocupação com o cliente, além da tecnologia. Gostei muito também da ida ao Shopping e ao cinema com a companhia dos colegas e espero que tenhamos mais oportunidades como essa".

A coordenadora do curso, professora Silviane Lawall Soares enfatizou que as visitas técnicas contribuem para formação dos acadêmicos, pois, nestes momentos eles podem conhecer a organização e funcionamento de empresas de tecnologia e as possibilidades de atuação na área de TI. "Agradeço em nome do curso de Gestão da Tecnologia da Informação as empresas DESBRAVADOR SOFTWARE e a INOVA INFORMÁTICA pela calorosa recepção e pelos conhecimentos compartilhados com os acadêmicos. Agradeço aos professores Sadi Reckziegel, Norberto Lengert e Adriano Baptistella pela parceria, e aos acadêmicos de GTI pela responsabilidade e comprometimento com os combinados. Este é um exemplo de profissionalismo", destacou Silviane.

Tags :   GTI,


MAIS NOTÍCIAS

24/03/2018

I – DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES Art. 1°. A UCEFF Itapiranga/SC torna público ao seu corpo discente o processo de seleção de Pesquisadores para o Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Patrimônio e Planejamento Urbano com ênfase em morfologias e identidades germânicas e Teuto-Brasileiras, nos termos de seu Regulamento do Programa de Iniciação Científica. Art. 2°. O presente edital abre seleção para 10 (dez) vagas, para pesquisadores voluntários. Parágrafo...
Tags :   Arquitetura,

23/03/2018

Os acadêmicos calouros de Engenharia Civil e Engenharia de Produção realizaram atividade interdisciplinar com a temática “ética profissional”. Após uma dinâmica inicial, realizada pelo professor Givanildo Quadros, estes foram distribuídos em grupos com diversas temáticas, como: Código de ética profissional da engenharia, da arquitetura, da agronomia, da geologia, da geografia e da meteorologia; a diretriz nacional dos cursos de engenharia, que dispõe sobre a ...
Tags :   Engenharias,

22/03/2018

A Comissão Regional “AD HOC” de acordo com o§ 1º da lei Complementar nº. 407 de 20/01/08, que regulamenta o Artigo 171 da Constituição do Estado de Santa Catarina e institui o Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior no Estado de Santa Catarina - UNIEDU, em conformidade com o Edital nº. 05/2018 do Programa de Bolsas de Estudo, Pesquisa e Extensão, RESOLVE CONVOCAR: Art. 1º - Conforme o edital 05/2018 do dia 14 de março de 2018, estabelece em 1ª chamada os candidatos a seguir relacionados para entregar...

Logo Rodapé

Rua Carlos Kummer, 100 - Bairro Universitário
Itapiranga - SC CEP: 89896000
Fone: (49) 3678.8700 Facebook You Tube
Whatsapp (49) 98415.1850
Skype: FAI Faculdades - Atendimento
Site atualizado semestralmente - 05/08/2016